Conforto, Corrida, Ergonomia

Tênis Minimalistas x Fascite Plantar

Podem os tênis minimalistas serem bons para quem sofre de fascite plantar? Se você está lutando contra essa condição dolorosa que afeta a sola do pé, pode estar se perguntando como um calçado tão simples pode oferecer alívio. Bem, a resposta está nos benefícios intrínsecos dos tênis minimalistas. Vamos explorar mais sobre isso.

O que é fascite plantar ?

Primeiro, vamos entender o que é fascite plantar, ela é uma inflamação do tecido que conecta o calcanhar aos dedos dos pés, causando dor intensa ao caminhar ou correr, geralmente na região do calcanhar. As causas mais comuns apontadas como causadoras da fascite plantar são o estresse repetitivo nos pés, que podem se dar por sobrepeso, corridas ou caminhadas muito longas ou ficar de pé por longos períodos, por exemplo.

Qual o tratamento para aliviar a fascite plantar?

Geralmente, apesar de poder incluir também remédios e descanso, o tratamento de fascite plantar inclui exercícios de fortalecimento para os pés, e existem estudos que sugerem que o fortalecimento dos músculos dos pés estão diretamente ligados a saúde geral dos pés, tanto em relação a fascite plantar quanto a outras lesões por esforço repetitivo. (https://bjsm.bmj.com/content/49/5/290)

Onde entram os calçados minimalistas nisso tudo?

Os calçados minimalistas podem trazer diversos benefícios, tais como:

  1. Estimulação dos Músculos: Os tênis minimalistas incentivam o uso dos músculos dos pés, fortalecendo-os gradualmente ao longo do tempo. Isso pode ajudar a reduzir a pressão sobre o tecido inflamado da fascite plantar.
  2. Melhoria da Biomecânica: Os tênis minimalistas promovem uma postura de corrida/caminhada mais natural, inclusive proporciona uma corrida com passadas mais curtas e uma aterrissagem suave no meio do pé. Isso reduz o impacto nos calcanhares, onde a dor da fascite plantar é mais intensa.
  3. Feedback Sensorial: Ao usar tênis minimalistas, seus pés podem se envolver mais diretamente com o ambiente, proporcionando um feedback sensorial que pode ajudar na correção da postura de corrida/caminhada.

O fortalecimento dos músculos dos pés já foi inclusive assunto de estudo científico que comprovou que o uso de calçados minimalistas são tão efetivos no aumento de músculos e força nos pés quanto a execução de exercícios específicos para tal.
(https://journals.lww.com/acsm-msse/Fulltext/2019/01000/Walking_in_Minimalist_Shoes_Is_Effective_for.14.aspx)

Dicas para Começar:

Se você está interessado em experimentar os benefícios dos tênis minimalistas para aliviar a fascite plantar, aqui estão algumas dicas para começar com segurança:

  1. Escolha seu minimalista. Nossos calçados vem um uma palmilha laranja que é mais macia e oferece mais proteção para você começar.
  2. Comece gradualmente: Não saia caminhando longas distâncias ou usando longos períodos de tempo imediatamente. Comece com caminhadas curtas e curtos períodos de uso para permitir que seus pés se adaptem gradualmente ao novo calçado.
  3. Mantenha a atenção no seu corpo: Mantenha uma postura ereta e relaxada, observando as dores e a maneira como seu corpo reage as superfícies que você pisa.

Lembre-se sempre de ouvir seu corpo e consultar um profissional de saúde se a dor persistir ou piorar. Os tênis minimalistas podem oferecer uma abordagem natural e eficaz para aliviar a fascite plantar e desfrutar de uma caminhada/corrida mais próxima a natureza do seu corpo.

Confira nossos modelos de barefoot aqui!

4 thoughts on "Tênis Minimalistas x Fascite Plantar"

  1. giovanna_franco_96 disse:

    Olá! Pessoas com pisada pronada (e até joelho valgo) podem usar Tênis Minimalista?

    1. Vita Minimalista disse:

      Sim mas você deve ir devagar, fazer uma adaptação gradual, é importante fazer fortalecimento muscular e buscar começar em superfícies planas, se sente dores o ideal é procurar um profissional de confiança para avaliar o caso e verificar se necessita um tratamento conjunto.

  2. Nahyara disse:

    Olá, pessoal! Pra quem tem o tamanho do pé entre 38 e 39, é melhor ir no número maior ou menor?

    Geralmente uso 38 em calcados abertos (exceto quando a forma é muito pequena), mas 39 em calçados fechados. Comprei um flamingo 39 e tive a sensação que ficou grande demais…. Sei que antes folgado que apertado, mas queria a orientação de vocês antes de comprar um novo.

    Obrigada desde já.

    1. Olá Nahyara!
      Sugerimos que você meça uma palmilha de um tênis seu e nos envie a medida, assim poderemos fazer uma indicação mais assertiva do seu caso. Pode nos enviar no contato@vitaminimalista.com.br ou então por direct no nosso instagram https://www.instagram.com/vita.minimalista/.
      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *